O Maravilhoso Mundo do Linux
Anterior

O Maravilhoso Mundo do Linux

Kubuntu usa o kernel do “Linux”, o software que definiu o movimento mundial de acolha ao software de fonte aberta. Descubra mais sobre Linux em Linux.org.

A Diferença

Existem muitas distribuições GNU/Linux (ex: Redhat, SuSE, Debian, Mandriva) mas Kubuntu distingue-se como um tipo diferente da distribuição.

Construído sobre a sólida e avançada base do Ubuntu, a equipe do Kubunto tem como objetivo criar uma distribuição que forneça um sistema moderno e coherent de GNU/Linux para desktops e servidores. Kubuntu inclui um número de pacotes selecionados do Ubuntu e é baseado no poderoso sistema de gerenciamento de pacotes “Adept” do Debian. O adept permite que a instalação fácil e remoção limpa de programas, como também o download automático de pacotes adicionais para satisfazer dependências. Ao contrário da maioria de distribuições que envíam uma grande variedade de pacotes de software que podem ou não ser de qualidade, o núcleo dos pacotes do Kubuntu contem somente os aplicativos mais importantes (embora para a escolha máxima, você pode escolher entre mais de 10.000 pacotes prontos para download, invés do limitado núcleo selecionado por padrão).

Focalizando na qualidade, Kubuntu fornece um ambiente de computação rico e robusto que é apropriado para o uso em ambientes domésticos e comerciais. O projeto toma mais tempo para trabalhar nos menores detalhes e é capaz de liberar uma versão que inclui os melhores e mais atualizados aplicativos de hoje, a cada 6 meses. Kubuntu contem versões para PCs (Pentium da Intel/AMD Athlon), arquiteturas 64-bit (AMD64) e Mac (PowerPC).

Suporte de Longo Prazo

Todo lançamento do Kubuntu é apoiado por pelo menos 18 meses com segurança e outras atualizações. Kubuntu 6.06 LTS (Suporte de Longo Prazo) é um lançamento especial bom para corporações, e é apoiado por 3 anos na versão Desktop e 5 anos na versão Servidor. O processo de desenvolvimento do kubuntu 6.06 LTS (Suporte de Longo Prazo) foi um pouco mais demorado para concentrar em um número de areas:

  • Quarantia de Qualidade

  • Localização

  • Certificação

Como resultado, será possível confiar no Kubuntu 6.06 LTS por um longo período além do usual. Por esta razão este lançamento do Kubuntu é referido como "LTS" ou "Suporte de Longo Prazo".

KDE para Usuários do Ubuntu

O ambiente de desktop padrão para o Kubuntu é o KDE, um ambiente de desktop gráfico do Software Livre poderoso para estações de trabalho GNU/Linux e Unix. Combina a facilidade de utilização, a funcionalidade contemporária, e um desenho gráfico proeminente com a superioridade technológica do sistema operacional do Unix. KDE é um dos dois ambientes de desktop gráficos principais para usuários do GNU/Linux. KDE ostenta uma disposição impressionavel de aplicativos de interface gráfica fáceis de usar, porem poderosas, para usuários de todas as idades em ambientes domésticos ou comerciais. Para desenvolvidores, KDE fornece uma estrutura robusta de desenvolvimento de aplicações que permite a criação rápida de aplicativos de primeira classe implementando tecnologia de ponta.

KDE é em muitas formas similar ao GNOME, mas existem algumas diferenças distintas que distinguem KDE como um ambiente de desktop. KDE usa C++ como sua base, com Qt (o Qt-toolkit), visto que GNOME, usando GTK, é escrito em C. KDE é o ambiente de desktop mais antigo e mais extensamente usado, e é conhecido por realçar a importância de recursos, e mais recentemente, usabilidade. GNOME orgulha-se de sua simplicidade e na facilidade de uso. Críticas comuns sobre o GNOME são relacionadas à falta de recursos e aplicativos, enquanto que é comentado frequentemente que KDE tem recursos demasiados as quais podem ser difíceis de se localizar.

De qualquer forma, KDE e GNOME respectivamente têm como alvo audiências diferentes, e são fundamentalmente diferentes em alguns aspectos, e a pergunta sobre qual ambiente de desktop é superior é uma opinião subjetiva em muitas formas. Por causa disso, para fazer ao menos uma decisão apropriada sobre qual seria o ambiente mais apropriado para suas necessidades, recomendamos que você tente ambos. Assim, é muito fácil instalar GNOME de uma distribuição do Kubuntu, e ingualmente fácil de instalar KDE de uma instalação do Ubuntu.

Trocando Desktops

Como um usuário do Ubuntu, você pode ficar preocupado se seus aplicativos favoritos do GNOME não funcionarão sob o Kubuntu. Este não é o caso. Muito trabalho foi feito recentemente para aumentar a compatibilidade entre GNOME e KDE. Hoje, virtualmente todos os aplicativos do GNOME funcionarão sob o KDE e vice versa.

Enquanto o desktop do KDE é muito diferente daquele do GNOME, todos seus aplicativos favoritos do GNOME estarão integradas em seu menu de sistemas do KDE.

Uma outra preocupação para os usuários que querem experimentar o Kubuntu pode ser que KDE se transformará em seu único desktop depois de instalado. Enquanto nós certamente esperarmos que você faça do KDE o seu desktop de escolha, este não é o caso; ambos os tipos de sessões de desktop podem ser utilizados após a instalação do Kubuntu. Além disso, durante a instalação você será dado a escolha de usar o gerente de exposição do GNOME (GDM) ou o Gerente de Exposição K (KDM) como gerentes de início de uma sessão.

Qualquer gerente de exposição bastará, e após a instalação você poderá usar ambos tipos de sessão do GNOME e do KDE. Fique à vontade para experimentar o KDM. Você pode sempre voltar para GDM mais tarde se assim desejar. As únicas diferenças são a arte-final usada antes de você iníciar uma sessão e poder desligar ou reiniciar seu computador sem desconectar primeiro. KDM permite isto somente no KDE, enquanto GDM o permite no GNOME.

Para instalar o Kubuntu, você só precisa instalar o pacote kubuntu-desktop.

Anterior
Principal