Inserindo caracteres especiais

Você pode inserir e visualizar milhares de caracteres da maioria dos sistemas de escritas do mundo, mesmo aqueles não encontrados no seu teclado. Esta página lista algumas diferentes maneiras de como inserir caracteres especiais.

Caracteres

O aplicativo de mapa de caracteres permite que você localize e insira caracteres incomuns, incluindo emoji, navegando pelas categorias de caracteres ou pesquisa por palavras-chave.

Você pode iniciar Caracteres do panorama de Atividades.

Tecla de composição

Uma tecla de composição é uma tecla especial que lhe permite pressionar múltiplas teclas de uma vez para obter um caractere especial. Por exemplo, para digitar a letra acentuada é, você pode pressionar composição, ' e então e.

Os teclados não possuem teclas específicas para composição. Em vez disso, você pode definir uma das existentes no seu teclado como uma de composição.

Definir uma tecla de composição

  1. Abra o panorama de Atividades e comece a digitar Configurações.

  2. Clique em Configurações.

  3. Clique em Teclado na barra lateral para abrir o painel.

  4. Na seção Digitar caracteres especiais, clique em Tecla de composição.

  5. Ative a opção para Tecla de composição.

  6. Marque a caixa de seleção da tecla que você deseja definir como tecla de composição.

  7. Feche o diálogo.

Você pode digitar muitos caracteres comuns usando a tecla de composição; por exemplo:

  • Pressione composição, ' (apóstrofo) e uma letra para colocar um acento agudo sobre essa letra, como em é.

  • Pressione composição, ` (acento grave) e uma letra para colocar um acento grave sobre essa letra, como em è.

  • Pressione composição, " e uma letra para colocar um trema sobre essa letra, como em ë.

  • Pressione composição, - e uma letra para colocar um mácron sobre essa letra, como em ē.

Para mais sequências com teclas de composição, veja a página sobre tecla de composição na Wikipédia.

Pontos de código

Você pode digitar qualquer caractere Unicode usando os pontos de códigos numéricos do caractere em seu teclado. Todo caractere é identificado por um ponto de código de quatro caracteres. Para descobrir o ponto de código de um caractere, procure no aplicativo Caracteres. O ponto de código encontra-se quatro caracteres após U+.

Para inserir um caractere por meio do seu ponto de código, pressione Ctrl+Shift+U, então digite o código de quatro caracteres e pressione Espaço ou Enter. Se você usa com frequência os caracteres que você não consegue acessar facilmente com os outros métodos, pode lhe ser útil memorizar o ponto de código para aqueles caracteres, de forma que você possa inseri-los rapidamente.

Disposições de teclado

Você pode fazer seu teclado se comportar como um de outro idioma, independentemente das letras impressas nas teclas. Você pode até mesmo alternar entre disposições de teclado facilmente usando um ícone na barra superior. Para aprender como, veja Usando disposições alternativas de teclado.

Métodos de entrada

Um método de entrada expande os métodos anteriores ao permitir inserir caracteres não somente com o teclado, mas também por qualquer dispositivo de entrada. Por exemplo, você poderia inserir caracteres com um mouse usando um método de gestos ou inserir caracteres japoneses usando um teclado ABNT.

Para escolher um método de entrada, clique com o botão do meio do mouse sobre um widget de texto e no menu Método de entrada, escolha um método de entrada que você queira usar. Não há um método de entrada padrão. Então, lei a documentação sobre métodos de entrada para saber como usá-los.