O usuário root em GNU/Linux é o usuário que tem o acesso administrativo a seu sistema. Os usuários normais não têm este acesso por razões da segurança. Entretanto, Kubuntu não inclui o usuário root. Em vez disso, o acesso administrativo é dado aos usuários individuais, que podem usar a aplicação do "sudo" para executar tarefas administrativas. O primeiro usuário que você criou em seu sistema durante a instalação, por padrão, terá o acesso ao sudo. Você pode restringir e permitir o acesso do sudo aos usuários com o programa Usuários e Grupos (veja “Usuários e Grupos” para mais informação).
Quando você executa uma aplicação que requere privilégios do root, o sudo pedirá que você digite sua senha normal de usuário. Isto assegura que aplicações suspeitas não possam danificar seu sistema, e serve como um lembrete que você está a ponto de executar ações administrativas que requerem muita cautela!
Para usar o sudo quando usando a linha de comando, simplesmente digite "sudo" antes do comando que você deseja executar. Sudo irá então alertá-lo para digitar sua senha.
Sudo irá lembrar de sua senha por um determinado período de tempo ( 15 minutos por padrão ) . Este recurso foi criada para permitir que usuários executem múltiplas tarefas administrativas sem ter de responder por uma senha todas às vezes.
Tenha cuidado ao executar tarefas administrativas -- você pode danificar seu sistema!
Algumas outras dicas para usar o sudo:
Para usar um terminal "root", digite "sudo -i" na linha de comando
A coleção inteira de ferramentas padrão de configuração gráfica no Kubuntu já usam o sudo, portanto você será requerido a digitar sua senha quando usar o kdesu, que é uma interface gráfica para o sudo.
Para mais informação sobre o programa sudo e a ausência de um usuário root em Kubuntu, leia a página do sudo.
Algumas vezes é necessário executar um programa com privilégios do root. Isto é fácil fazer com o diálogo Executar Comando.
Por favor seja cuidadoso quando executar aplicações com o privilégio de root pois você pode danificar seu sistema. Veja “Root E Sudo” para mais detalhes.
Abra o diálogo Executar Comando digitando: Alt-F2
Entre o nome do programa que você deseja executar, prefixado comkdesu e pressione Enter. Por exemplo, para lançar o gerenciador de arquivo Konqueror com privilégios root, digite
kdesu konqueror