A maioria das câmeras digitais USB serão automaticamente detectadas pelo Kubuntu. Simplismente conecte e ligue sua câmera digital USB, o Kubuntu irá então perguntar se você gostaria de importar as fotos de sua câmera. Clique em Importar, o Kubuntu irá então exibir a você uma pré-visualização de suas fotos. Escolha um local para salvar suas fotos e, então, clique em Importar. O Kubuntu irá então salvar suas fotos no seu disco rígido.
Se a utilidade de importação automática não iniciar com sua camêra, pode valer a pena instalar o digiKam do repositório Universe (ver “Gerenciando Repositórios”). Abra o digiKam depois de instalado escolhendo ->-> no menu do sistema.
Instale o pacote nvidia-glx do repositório Restricted (veja Capítulo 3, Adicionando, Removendo e Atualizando Aplicações).
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup sudo nvidia-glx-config enable
Você pode fazer ajustes nas configurações do novo driver executando o aplicativo nvidia-settings (ver “Iniciar um Programa Manualmente”). Se você desejar, adicione a entrada no menu deste programa.(ver “EditarK-Menu”).
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup kdesu kate /etc/X11/xorg.conf
Procurar nesta seção
... Section "Device" Identifier "NVIDIA Corporation NV11 [GeForce2 MX/MX 400]" Driver "nvidia" BusID "PCI:1:0:0" ...
Adicione a seguinte linha abaixo
Option "NoLogo"
Salve o arquivo editado ( um exemplo)
Instale o pacote xorg-driver-fglrx do repositório Restricted (veja Capítulo 3, Adicionando, Removendo e Atualizando Aplicações).
echo fglrx | sudo tee -a /etc/modules sudo depmod -a ; sudo modprobe fglrx sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup sudo sed -i -e 's/"ati"/"fglrx"/' /etc/X11/xorg.conf
Se você estiver usando uma placa mãe baseada no chipset NForce2 você também deverá fazer o seguinte:
kdesu kate /etc/X11/xorg.conf
Altere “Section "Device"” adicionando a seguinte linha:
Opção "UseInternalAGPGART" "no"
Reinicie sua máquina para que as alterações tenham efeito.
Muitas placas de rede sem fio são detectadas automaticamente pelo Kubuntu durante a instalação. Uma lista completa das placas de rede sem fio que funcionam no Kubuntu podem ser encontradas no Ubuntu Wiki. Porfavor adicione sua placa de rede sem fio na lista se ela funcionar no Kubuntu.
Algumas placas podem não funcionar no Kubuntu. Se for este o caso, por favor veja o Guia de Pesquisas de Defeitos de Rede sem Fio no Ubuntu Wiki, o qual é um excelente recurso para pesquisas de defeitos de placas de rede sem fio.
Todas as informações a respeito das redes wireless no Kubuntu são coletadas no Wireless Networking Centralno Ubuntu Wiki.
Você pode querer mudar os atalhos padrões do teclado no Kubuntu. Para fazer isso, escolha ->->
Você pode ter acesso a mais de um layout de teclado. Isto é útil se você escreve em mais de uma linha.
Para adicionar novos layouts de teclado:
Escolha:->->
Na aba Layout, marque a caixaHabilitar Layouts de teclado .
Escolha a disposição de teclado do país que você deseja usar, e clique em Adicionar. Os países irão aparecer na lista Layouts Ativos.
Clique o país na lista de Layouts Ativos, e escolha a Disposição variável apropriada para o país selecionado. Isto é importante para países onde mais de uma lingua é comumente falada.
Clique em Aplicar para salvar suas configurações.
Um icone da bandeira aparecerá agora na bandeja do sistema mostrando disposição de teclado usado atualmente. Clique no icone da bandeira para mudar para outra disposição de teclado.
Skim é um painel gráfico do KDE para entrada de caracteres não-latim. Use o Skim para digitar em sua língua nativa:
Assegure-se que seu pacote de suporte de linguagem está instalado. Se você selecionou sua linguagem nativa durante a instalação, o pacote já estará instalado.
Pressione Ctrl-Espaço para ativá-lo e digite os caracteres.
Configure o Skim clicando com o domouse no ícone na bandeja do sistema, e escolhendo
A maioria dos winmodems não são suportados pelo Kubuntu por padrão, mas drivers podem ser encontrados que podem habilitar o uso dos modems. Primeiro você precisa indentificar qual chipset seu winmodem está usando:
wget -c http://linmodems.technion.ac.il/packages/scanModem.gz gunzip -c scanModem.gz > scanModem chmod +x scanModem sudo ./scanModem kate Modem/ModemData.txt
Verifique a saída no Kate, ela listará qual o chipset do seu modem. Uma vez que você saiba qual o seu chipset, veja Configurando Modems e siga as orientações para o seu modem.
Todos os modems PPPOE e ADSL que usam conexões ethernet (e alguns que usam USB) são suportados pelo Kubuntu. Para modems ADSL estilo roteadores, apenas conecte-os, configure os modems conforme suas instruções ISPs e configure a rede no Kubuntu. Para maiores informações sobre modems PPPOE veja ADSLPPoE no wiki do Ubuntu.
Algumas impressoras serão automaticamente detectadas pelo Kubuntu; para as que não forem, escolha ->-> e escolha -> e execute o Assistente de Instalação de Impressoras.
Existem algumas impressoras que precisam de configurações adicionais. Procure os bancos de dados em LinuxPrinting.org ou verifique a Página de Impressoras do Ubuntu Wiki para possíveis informações sobre sua impressora.
Assumindo que /dev/cdrom
é a localização do seu CD/DVD-ROM
sudo hdparm -d1 /dev/cdrom sudo cp /etc/hdparm.conf /etc/hdparm.conf_backup kdesu kate /etc/hdparm.conf
Adicione as seguintes linhas ao final do arquivo
/dev/cdrom { dma = on }
Salve o arquivo editado ( um exemplo)
Assumindo que /media/cdrom0/
é a localização do CD/DVD-ROM
Para montar CD/DVD-ROM
sudo mount /media/cdrom0/ -o unhide
Para desmontar CD/DVD-ROM
sudo umount /media/cdrom0/